REIKI - PRÁTICAS TERAPEUTICAS



Nesta página, falaremos de 'métodos', 'técnicas' e cada uma será  tratada individualmente, ou seja, o que apresento, não são regras obrigatórias a todos os tratamentos/terapias/sessões de Reiki, isso parte de cada terapeuta/paciente e é tratado caso a caso. Falaremos aqui dos ensinamentos que nos foram deixados por Mikao Usui.  

Estão desde já convidados a partilhar as vossas experiencias e/ou acrescentar o que acharem relevante aos textos aqui apresentados. Estamos cá todos para aprender. Para mim, a continuidade deste blog, só faz sentido, tambem, com a vossa participação.



                                                                  REIJI HO

Reiji 'indicação/orientação do espírito' - Ho é uma prática/método - uma 'cerimonia' se preferir - para despertar sua habilidade intuitiva para discernir desequilíbrios energéticos no corpo/aura de uma pessoa.

Para Usui-Sensei esta prática era um requisito, antes que um estudante podesse evoluir para uma formação de nível II.


Para executar Reiji Ho:

Fique de pé ou sente-se (o que for mais confortável para si).

Descanse as suas mãos, palmas para baixo, nas suas coxas/no seu colo.

Feche os olhos e centre-se em si mesmo: foque a atenção no seika tanden - a área aproximadamente 3 dedos abaixo do umbigo.

Por alguns momentos, simplesmente "ser" - silenciosa e tranquilamente "observe a respiração". Calmamente centre-se nos ritmos naturais da sua respiração. Não deve haver nenhuma interferência com o processo natural - não procure  respirar conscientemente - apenas esteja ciente de que está a respirar sem esforço.

Execute Gassho e, consciente da energia Reiki, execute Joshin Kokyu Ho - libertar ou transformar todas as tensões negativas ou dissonantes.

Centrado no Seika Tanden, "veja" e sinta que o Reiki penetra e permeia todo o seu ser, seja Reiki e faça parte dessa energia. Continue a simplesmente "ser". Depois, quando estiver pronto, leve as mãos até sua testa, terceira visão, mantendo a posição Gassho.

Silenciosamente peça/rezar/ore para a cura e bem-estar da pessoa que está à sua frente. Sem qualquer tipo de julgamento da sua parte.

O que vem a seguir é ao mesmo tempo fácil e difícil.

Confie na energia Reiki. Afaste-se dos resultados.

Convide e permita que o Reiki, de forma espontanea, guie as suas mãos, para todas as áreas que podem necessitar de tratamento.

Permita que as suas mãos se desloquem para onde precisam de ir - confie - resista ao desejo de "fazer". Siga a sua intuição.

-
Quando deixamos que o Reiki flua de maneira natural, as sensações que cada um tem, variam de pessoa para pessoa (ou de terapeuta, para terapeuta). Por vezes há um movimento espontaneo, como se as nossas mãos estivessem a serem puxadas por uma força electromagnética invisivel para um local expecifico no corpo do paciente. A intuição tem, no Reiji-Ho,  um papel preponderante, porque este método é sobretudo acompanhado com 'orientações intuitivas' de onde o paciente precisa de tratamento. Acima de tudo é confiar que a energia Reiki sabe e que através de si ela fluirá e guiará as suas mãos para onde é necessária.

Com considerações pessoais:

Se nada parece estar acontecer,  se não está ciente de ter recebido qualquer tipo de orientação, (e nos primeiros tempos isso pode  acontecer...eu passei por isso... porque  o Reiki nem sempre é obvio, e tive essa dúvida no inicio,  não significa que não esteja 'lá'...  Por vezes estamos é demasiado envolvidos no processo...e queremos 'ver', 'saber' e 'sentir'... quantos de nós não nos sentimos, em determinada altura um pouco frustrados, porque parecia que 'não se passava nada'...) 

Mas aí,  lembrem-se de um dos princicios do Reiki '...Não Te preocupes, confia'.  A intuição virá com o tempo.  O Reiki irá guiá-los. E de que maneira...
-

Reiki fluirá até que o fluxo energético terminar quando aquela área especifica estiver tratada, em seguida as suas mãos serão 'chamadas' para a próxima área.

Siga a sua intuição e com o tempo aperceber-se-á que quando tudo estiver 'bem', poderá dar como terminado o tratamento.

Conclua o Reiji Ho,  realizando Gassho. 

A gratidão deve fazer sempre parte do processo.



Fonte:
James Decon's, Reiki Pages.
Tradução e adaptação:  PS
Considerações pessoais: PS



Nenhum comentário:

Postar um comentário