NO QUE CONSISTE UMA TERAPIA DE REIKI


Falaremos agora do que consiste, na prática, um tratamento/sessão/terapia de Reiki, para todos aqueles, a quem o Reiki, é ainda desconhecido mas que nutrem por ele alguma curiosidade...


Estão todos convidados a participar desta conversa.


O que leva uma pessoa a um tratamento/sessão/terapia de Reiki, só ele/a  sabe.
Seja para tratar de um problema físico expecifico, emocional, espiritual, ou simplesmente como prática regular de repor as 'energias' é algo que pode e deve ficar entre si e o terapeuta.

Ora, tudo o que nos diz respeito, carece (se assim o pretendermos) de privacidade e segurança. É importante que tenhamos plena confiança no terapeuta do qual venhamos a receber Reiki, pela simples, mas eficaz razão, de que se nos entregarmos com confiança a um tratamento, os benefícios são exponenciados e a experiencia muito mais aprazivel, porque nos sentimos seguros e confiantes.

Tenho de ressalvar que num tratamento/sessão de Reiki, não há passagem de energias negativas ou dissonantes, de espécie nenhuma, para a pessoa que recebe. A pessoa que recebe só tem a beneficiar da entrada desta energia fantástica, que, e  isso sim,  nos liberta dos  bloqueios que impedem de nos sentirmos bem, muitas das vezes.

Seja como for, a escolha do terapeuta tem de ser para si, que recebe, um ponto importante, porque se se sentir bem e tranquilo com a pessoa que lhe vai 'passar as mãos por cima' a experiencia e os benefícios, garanto-lhe, são muito melhores.

Há 3 fatores muito importantes numa terapia de Reiki. A Energia Vital Universal que é quem 'manda'. O terapeuta que canaliza essa energia. E que você/todos nós, que recebemos,  esta dádiva e vamos beneficiar dela.

Tudo numa terapia/sessão de Reiki é em seu benefício. Aliás todos os envolvidos beneficiam. Quer seja numa terapia expecificamente para si ou numa sessão de Partilhas Reiki.


Em termos práticos no que é que consiste um tratamento/sessão/terapia de Reiki?

Pois bem, por norma a pessoa que vai receber deve sentir-se confortável e se for a primeira vez, deve ser informada do que se vai passar durante a terapia, na prática. O que deve fazer no caso de sentir algum desconforto. O básico, porque na verdade cada terapia é única.

A pessoa pode receber Reiki sentado, nalguns casos expecificos, mas por norma e o mais aconselhavel é deitado numa marquesa, porque para além de ser mais relaxante, pode por vezes adormecer e assim sendo está na posição ideal. Por outro lado também para o terapeuta, é importante que aceda ao 'paciente' de forma confortável, porque lhe vai percorrer o corpo, segundo a necessidade.

A pessoa que vai receber Reiki está complectamente vestida  e as roupas devem ser confortáveis, sobretudo nada que aperte muito o corpo, porque há, ou pode haver a dilatação dos vasos sanguineos subcutâneos, por acção do calor que muitas vezes (ou na grande maioria dos casos) acompanha a passagem da energia.

Há quem lhe peça para retirar tudo o que é metal (cintos, relógios, aneis, etc (de uma maneira geral tudo o q não seja ouro ou prata)) porque os atomos do metal podem interferir na passagem da energia (...)... e aqui as opiniões dividem-se...Na minha modesta opinião, sou a favor da explicação que dá o Dr. James Decon (Reiki Pages www.aetw.org) que diz basicamente o que referi em cima a respeito do uso da roupa mais folgada.

Ou seja, num tratamento, vai ou deve, haver um relaxamento total do 'paciente' que se reflete ao nível físico tambem, obviamente. Ao descontrairmos dá-se um aumento do fluxo de sangue a todas as partes do corpo, esse aumento, seja por acção da passagem da energia, seja pelo calor que muitas vezes acompanha essa energia, cria uma dilatação dos vasos sanguineos. Se tivermos qualquer coisa que esteja a impedir a livre circulação do sangue, a estrangular essa passagem, pode ser desconfortável.
Calma, não é nada que nos faça ficar inchados tipo balão ou roxinhos da silva, mas se não tivermos esses constragimentos (cintos, aneis, pulseiras, etc, que nos estejam a apertar), estaremos com toda a certeza mais confortáveis.

O que pode sentir numa terapia de Reiki varia de pessoa para pessoa e até de terapia para terapia. Pode sentir calor, que pode variar de intensidade nas várias partes do corpo. Pode sentir frio. Pode sentir qualquer coisa tipo formigueiro. Pode não sentir nada, o que não quer dizer que a energia não tenha chegado até si, lembre-se, que a energia é inteligente e vai a onde é precisa e pode manifestar-se a qualquer nível,  que não seja imediatamente visível para si. Pode sentir vontade de chorar e se assim for, faça-o! Não se encolha, liberte-se. Também pode estar ali para desbloquear sentimentos que estejam reprimidos. Pode ter vontade de rir. Faça-o! Basicamente a sua experiencia é a que conta, porque é SUA. É a sua Cura que se está a processar, seja a que nível for.


Durante uma sessão de Reiki, o terapeuta vai passar as suas mãos (dele) por vários pontos do seu corpo, muitos profissionais no ocidente usam as posições padrão, nomeadamente nos centros energéticos ou Chakras, mas o terapeuta pode colocar as mãos onde ele/energia acharem necessário. Geralmente um tratamento completo abrange todos os orgãos importantes do corpo.

Agora, há 2 formas de isto acontecer, ou as mãos tocam  essas partes do seu corpo ou 'pairam' ligeiramente acima deste. Pode dar-se o caso do terapeuta sentir necessidade de pousar as mãos nalgumas parte do corpo do 'paciente' e noutras mantê-las afastadas, isso depende do terapeuta, do tipo de tratamento, etc.
Esta é uma matéria que divide a comunidade Reikiana e depende do sistema, das escolas e dos mestres. No tempo de Mikao Usui, Usui Sensei, tocava e pousava as mãos directamente sobre o corpo do paciente, sempre que achava necessário. Por estes dias cabe a cada um decidir a forma mais adequada.

Por uma questão de principio, eu acho que a pessoa que vai receber Reiki, deve ser préviamente informada de que algumas parte do seu corpo podem ou não ser tocadas e caso ela manifeste algum desconforto, deve ser sempre respeitada e o tratamento deve ser feito com as mãos do terapeuta afastadas do corpo do paciente, até porque a Energia, flui da mesma forma e com a mesma intensidade.

Por norma uma terapia de Reiki pode demorar uma hora ou mais, dependendo do tratamento requerido.

Todos podem receber Reiki, adultos e crianças, independentemente da idade. Animais e plantas também beneficiam desta fantástica Energia.


Não tenha, nem fique com dúvidas. Coloque todas as questões que achar pertinentes ao seu terapeuta. E depois entregue-se à experiencia. No fim, fale com ele novamente, se quiser. E é bem provável que o faça...


Depois, se quiser, partilhe connosco. Bem sei que começo este texto a dizer que o que se passa numa sessão de Reiki deve ficar entre o terapeuta e a pessoa que recebe, mas se achar que a experiencia pode ser partilhada....Vamos gostar de o/a 'ouvir'.

PS



5 comentários:

  1. Paulinha gostei muito desta abordagem
    Beijo Lu

    ResponderExcluir
  2. Querida Lu,

    Vindo de si, uma pessoa com tanta experiencia, é uma honra.

    Obrigado.

    Beijo Feliz.

    PS

    ResponderExcluir
  3. boa noite,
    durante uma sessao de Reiki é possivel contactar ente querido falecido recentemente?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá o meu nome é Isabel e fiz pela primeira vez uma sessão de reiki. Confesso que não foi muito agradável chorei o tempo todo, voei, mas só via crianças e mulheres a sofrer de frio fome doenças a dormir na rua mas não vi nenhum homem.
    No final estava relaxada apesar de chorar mas fiquei muito ansiosa a tentar encontrar uma resposta, vou fazer novamente mas confesso que tenho um pouco de medo não quero voltar a sentir aquilo

    ResponderExcluir
  5. Olá o meu nome é Isabel e fiz pela primeira vez uma sessão de reiki. Confesso que não foi muito agradável chorei o tempo todo, voei, mas só via crianças e mulheres a sofrer de frio fome doenças a dormir na rua mas não vi nenhum homem.
    No final estava relaxada apesar de chorar mas fiquei muito ansiosa a tentar encontrar uma resposta, vou fazer novamente mas confesso que tenho um pouco de medo não quero voltar a sentir aquilo

    ResponderExcluir