CHAKRAS - CENTROS ENERGÉTICOS


Os Chakras são centros energéticos que trabalham em sintonia entre si e com todo o nosso corpo físico e psíquico, estão inter-relacionados com os sistemas parassimpático, simpático e sistema nervoso central.


A sua função é revitalizar, equilibrar e interagir com o corpo físico e psíquico, trazendo desenvolvimento à nossa consciência.

'Chakra' é um termo sânscrito que significa roda, círculo em movimento.
 São vórtices por onde flui a nossa energia vital.


Os chakras são centros, órgãos suprafísicos, através dos quais as energias dos diferentes campos são sincronizadamente distribuídas ao corpo físico.

Os Chacras são vórtices, tipo remoinho,  ciclones em miniatura, que fazem circular as energias numa determinada vibração. Temos no corpo humano mais de 88.000 chakras, hierarquizados por ordem de importância.
Nesta ordem temos  os 7 Chakras Principais ou Magnos, 21 chakras grandes e os demais dividem-se em médios e pequenos. Os chakras principais estão situados nos plexos, nas redes ou interconexões de nervos, vasos sanguíneos ou vasos linfáticos.
Na cultura indiana os chakras também são chamados de Lótus porque a sua forma faz lembrar uma flor com pétalas e são muitas vezes representados gráficamente dessa forma.

Cada um tem uma cor, um mantra e um elemento que o estimula. Os seus movimentos são constantes, regulam todo o sistema endócrino e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.

Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas.



Os sete chakras principais: As suas funções, cores e localização.


1º. Muladhara Chakra –  Chakra básico ou Chakra da Raiz - Tem a cor Vermelha

Este é o chakra que nos liga às energias da terra, que nos enraíza.
 É a sede da Kundalini.


Localização: Entre o anus e os orgãos genitais, na base da coluna vertebral.

Função - Interagir com o mundo material.

Em desequilíbrio:  Provoca irritação, raiva, medo de viver, apego excessivo, depressão, dor nas costas, ciática, varizes,  desordens relacionadas com o sistema imunológico.

Em equilíbrio:
Dá-nos confiança na vida, segurança pessoal, satisfação, estabilidade, força, coragem interior e auto-estima.

Informações armazenadas no Chakra da Raiz - Convicções familiares, superstições, lealdade, instintos de subrevivência, prazer físico, dor e segurança.




 . Svadhisthana Chakra –  Sacro, Esplénico ou como tambem é conhecido Chakra das Emoções ou Sexual - Tem a cor Laranja

Este é o chakra do centro do desejo sexual e potência procriativa.
 


Localização: Três a quatro dedos abaixo do umbigo.

Função - Conexão emocional e afectiva, criatividade, energia sexual. Manifestação, aprender a "deixar fluir".

Em desequilíbrio: Provoca ciúme, possessividade, instintos reprimidos, tensão tristeza e pode causar ao nível do corpo físico dores lombares, ciática, problemas ginecológicos, dor pélvica,  déficie de libido, problemas urinários.
 


Em equilíbrio: Fluidez natural da vida em todos os sentidos: corpo, alma, mente, entusiasmo, ações produtivas, franqueza e naturalidade.

Informações armazenadas no Chakra Sacro - Dualidade, magnetismo, controle de padrões, sentimentos emocionais, alegria, raiva e medo.
 
  




3º. Manipura Chakra - Plexo solar - Tem a cor Amarela

Este é o chakra do centro do poder pessoal.

Localização: Acima do umbigo.

Função - Entendimento emocional. Aceitação do seu lugar no fluxo da vida. Amor-próprio. Vontade pessoal.

Em desequilíbrio: Tendência a moldar tudo sob o seu ponto de vista, egoísmo, inquietação, insatisfação, descontrole, nervosismo, ansiedade, falta de concentração, medo de novas experiências, medo de rejeição e pode causar ao nível do corpo físico úlceras de estomago, tumores intestinais, diabetes, pancreatite, indigestão, anorexia/bulimia, hepatite, cirrose, desequilíbrios nas supra-renais, artrite, doenças do cólon.

Em equilíbrio:  Auto-estima, sensação de paz e harmonia, aceitação da vida e do próprio crescimento, auto-confiança, valorização das riquezas interiores e exteriores.

Informações armazenadas no Chakra do Plexo Solar - Poder pessoal, personalidade, consciência do próprio ser dentro do universo, senso de pertencer.
 




4º.  Anahata Chakra – Chakra do Coração - Tem a cor Verde e pode adquirir também a cor Rosa

Este  chakra é o centro da essência divina, do amor universal, que equilibra os 3 primeiros com os 3 últimos.

Localização: No centro do peito

Função - Abnegação, amor universal , perdão e paz. Amor incondicional,  confiança, compaixão.

Em desequilíbrio:  Doação excessiva de si, desespero, ódio, inveja, medo, ciúme, raiva, depressão, angustia, indiferença e brutalidade, frieza e pode causar ao nível do corpo físico asma, problemas pulmonares, cancro da mama, pneumonias.

Em equilíbrio: Amor, compaixão, confiança, inspiração, esperança,  generosidade, solicitude, calma, alegria, equilíbrio. Fortalecimento do sistema imonológico.

Informações armazenadas no Chakra do Coração - Conexões com aqueles que amamos, amor incondicional.
 
Começa aqui a abertura para o nível de consciência espiritual. 




 
5º. Vishuddha Chakra - Chakra Laríngico ou da Garganta - Tem a Cor Azul Turquesa

Este chakra é a fonte da expressão e comunicação criativa.

Localização: na garganta na região do pescoço

Função - Aprender a  assumir responsabilidade pelas suas próprias necessidades, ressonância do ser, comunicação e expressão. Objectivo é aprender a render-se à vontade divina, ter fé e ser verdadeiro

Em desequilíbrio: Dificuldade em mostra-se, expressar-se, tomar decisões. Insegurança, crítica, timidez, medo da opinião alheia, falta de autoridade, dor de garganta, aftas, escoliose, glândulas inchadas, deficiências da tiróide, laringites, problemas de voz, problemas de dentes ou gengiva.

Em equilíbrio: Livre expressão de pensamentos, conhecimentos e sentimentos; criatividade na comunicação, voz potente e clara, eloquência, capacidade de ouvir com atenção e com o coração, honestidade interior, fé, vontade, sensação de total integridade

Informações armazenadas no Chakra da Garganta - Auto-conhecimento, verdade, atitudes positivas, audição, gosto e cheiro.
 
  



  
6º. Ajna Chakra - 3ª Visão - Tem a cor Azul Indigo

Este chakra é  o centro dos poderes psíquicos. Da intuição.
Localização: no meio da testa, entre as sobrancelhas.

Função - Intuição e autoconhecimento. Entendimento, neutralidade, mente aberta.
 
A porta para a eternidade. Tem ligação às glândulas pineal e pituitária.

Em desequilíbrio: Rigidez mental, racionalidade excessiva, vaidade em relação  a própria inteligência, medo da verdade, confusão, fixação em determinadas idéias, ao nível do corpo físico pode provocar tumores cerebrais, cegueira, surdez, ataques apoplécticos, problemas na coluna, pânico e depressão.

Em equilíbrio: Agilidade mental, visualização desenvolvida, transcendência, abertura da intuição e visão interior, discernimento, inteligência emocional, conceito de realidade, capacidade de ver além das formas físicas.

Informações armazenaram no Chakra da 3ª Visão - Conseguir ver 'the big picture' , simbólica ou literalmente. Sabedoria, intuição e intelecto.
 
  





7º. Sahasrara Chakra – Chakra da Coroa ou Coronário - Tem a Cor Violeta ou Branca

Este é o chakra que nos liga à energia divina.
Localização: Na parte central do topo da cabeça.

Função - Sabedoria intuitiva, conexão para a espiritualidade, integração com o todo. Sintonização à dimensão cósmica. Ligação da alma ao corpo.

Em desequilíbrio: Depressão espiritual, falta de propósito, perda da identidade, medo de estar só, sentimento de separação do próprio "eu" transmitindo bloqueio aos demais chakras,  ao nível do corpo físico pode provocar doenças musculares, problemas nos ossos e pele. Fadiga crónica não associada com doenças físicas, sensibilidade a luz, ao som e ambiente.

Em equilíbrio: Descoberta do divino, facilidade para aceder diretamente ao conhecimento superior a partir da conexão com o "Eu Universal", confiança, abnegação, humanitarismo, habilidade para ver o todo no fluxo de vida, devoção, inspiração, valores éticos. Irradiação da vida com total plenitude e pureza.

Informações armazenadas no Chakra da Coroa -
Integração e conceito do todo.



Estes são os vulgarmente conhecidos como 7 Chakras Principais e que se relacionam directamente com o nosso corpo físico, mental e emocional. Mas dado o ponto evolutivo que a humanidade atravessa neste momento, há novos chakras que se estão a formar e dependendo do estado evolutivo de cada ser, podem estar mais ou menos desenvolvidos.

Referimo-nos neste momento ao Chakra do Timo, que se localiza entre o Chakra do Coração e o Chakra da Garganta e cuja função é  revelar da nossa essência de almas eternas, equilibradas e de paz.

Até há bem pouco tempo este chakra 'escondia-se' atrás do do coração, mas agora está a posicionar-se de forma distinta e clara. Tem a cor Azul Claro com tendência a tornar-se cristal. As chamadas crianças Cristal, já vêm com este chakra complectamente desenvolvido e são seres muito mais intuitivos, pacificos e luminosos. Na imagem acima, já se pode ver a sua localização. Aprofundaremos este e outros chakras, que por si só carecem de uma descrição mais detalhada, num outro artigo.



Como vimos até aqui, todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou em caso contrário, em situação de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios.

É importante mantê-los em equilíbrio, utilizando técnicas corporais, como por exemplo o Yoga, Tai-Chi, Dança, etc e fazer uma alimentação equilibrada. Como os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, estes cuidados são necessários e essenciais ao nosso bem-estar.

Em breve: 
• Os elementos associados a cada um dos chakras. 
• Os Mantras. 
• Os cristais correspondentes.
• Alinhamento e harmonização dos chakras.

Fontes: neotantra.com • http://reiki.conhecendo.com.br • Livro - Maithuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário